Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Hipster Chique

As trivialidades de uma geek, talvez um pouco hipster, com algum sentido de humor e criatividade q.b..

A Hipster Chique

As trivialidades de uma geek, talvez um pouco hipster, com algum sentido de humor e criatividade q.b..

Seg | 06.03.17

#dia 51 - A tecnologia faz de nós burros

Este título nem precisava de mais nada, em apenas 6 palavras descreve uma verdade dolorosa e estúpida. A tecnologia de facto faz-nos mais burros, pela dependência que cria e pela preguiça mental que causa. 

Mesmo tendo conhecimento disso, não nos leva a usar menos e a verdade é que quanto mais melhor. Milhares de euros gastos em material que faz o que há 30 anos atrás o nosso cérebro e membros faziam.

Eu adoro tecnologia, mas não troco o papel pelo digital. Mesmo culpada de alguns exemplos que vou aqui falar, tento por vezes não abusar dessa forma de preguiça mental. E esses exemplos são...

 

Significados

Hoje em dia quando ouvimos uma palavra ou expressão e não sabemos o que significa, isto acontece:

. telemóvel ou computador

. google

O tempo que tiramos para esta acção, podia ter sido utilizado para pensarmos um pouco ou para fazermos algo "insólito", como consultar um dicionário de papel. Mas não, a nossa cabeça não está para isso, o local do nosso cérebro onde antes alojava o nosso léxico, começa a ser preenchido com redes sociais e flappy birds, coisas utéis!

 

Aniversários

Antes, assim que chegava à meia noite lá chegavam as chamadas no telefone, os postais entregues à mão e as visitas dos amigos e familiares. Agora assim que chega à meia noite o que conta são o número de pessoas que te desejam feliz aniversário no Facebook, as mensagens de textos de pessoas que pensavas estarem mortas e as fotos que põe de ti nas redes sociais com um texto todo bonito, algo parecido com o que provavelmente estará no teu cartão de homenagem fúnebre. Já para não falar dos convites das festas de aniversário que agora são um "Sim", "Não" ou "Talvez" num evento do Facebook. 

 

Contactos

Lembras-te quando sabias os números de telefone e telemóvel mais importantes, como dos pais, avôs entre outros? Não, normal. Essa parte do teu cérebro também foi apagada da existência e substituída pelas melhores maneiras de tirar selfies!

Hoje em dia é raro alguém decorar números de contacto, mas se falha a bateria do telemóvel é um Deus nos livre e juro que deve haver pessoas a pesquisar no Google "número de emergência", tal a estupidez que nos é colocada à disposição pela tecnologia. 

 

Assuntos Importantes

Querem pedir alguém em namoro? Em casamento? Dar a notícia que a mãe morreu? Basta dois emojis e três palavras e está feito! Ninguém precisa de tratar de assuntos importantes cara a cara, hoje em dia a tecnologia ajuda. 

Matar saudades? Troca de fotos ou vídeos e está feito. Graças a deus inventaram o Snapchat para mandar uma foto com um emoji a dizer "Feel Better" para quando a tua prima vai para o hospital depois de um acidente de carro. Ò humanidade...

 

Eu uso e adoro tecnologia como toda a gente e antes abusava bastante, agora sinto-me feliz por dizer que a bateria do meu telemóvel aguenta 2 dias sem carregamento, que tirei o meu aniversário das redes sociais, logo quem quiser tem de se lembrar, continuo a saber de cor números importantes e antes de escrever o post aqui no blog, escrevo sempre um rascunho em papel e caneta. Uso dicionários e cada vez menos o Google e sem dúvida que nunca irei trocar um livro de papel por um iPad. Se todos fizermos um pouco para mudar esta tendência, penso que é possível alcançar um equilíbrio.

 

RLVnyofY.jpg

 

A Hipster Chique (amante de tecnologia e inteligência fornecida pelo cérebro)

3 comentários

Comentar post